Great Stars have no Country !!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia mundial do livro

De cada vez que abrimos um livro encontramos um mundo de letras que formam palavras, e estas por sua vez formam frases que irão encher páginas, que formarão um livro, onde irão ser contadas histórias. Histórias com as quais nos identificamos, onde poderá existir um pouco sobre a história da nossa própria vida. Histórias que nos fascinam e nos fazem viajar por um mundo imaginado por um outro alguém… Um mundo cheio de aventuras, mistérios, suspence, sentimentos que nos envolvem e nos arrebatem… Um mundo onde de uma forma mágica nos faz fazer parte dele, como se fizéssemos parte da história e estivéssemos a interpretar uma das personagens. Todo um conjunto de histórias inserido num objecto ao qual se dá o nome de livro. Esse livro nos fará viajar mesmo sem nos movermos, e nos mostrará lugares que nem imaginamos existir… Através deste simples objecto podemos conhecer tudo aquilo que quisermos… Ele nos levará a fazer viagens por mundos imaginários, mundos reais… Contará histórias fictícias e histórias verdadeiras… Fará nos viver diferentes emoções e diferentes sensações… Ensina-nos a ter diferentes pontos de vista em determinados aspectos, ajuda-nos a encarar a vida de uma forma positiva… Leva-nos a seguir caminhos pelo lado mais simples… Através de um simples livro poderemos nos perder em cada cantinho do mundo, conhecer histórias de vidas, viajar dentro de um mundo imaginado por nós mesmos…
Em cada história que nele é contada poderemos cria-la na nossa imaginação à nossa maneira, visualiza-la como poderia ser… Todo um mundo fascinante que nos faz perder de cada vez que o abrimos e desfolhamos cada uma das páginas que o constitui.



Origem e História
(*wikipédia)

O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autônoma da Espanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e dos Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.

Sem comentários:

Enviar um comentário